Hamilton domina e Mercedes é Campeã!
13 Outubro 2014 - José Soares da Costa

Após um fim de semana de muitas emoções, Sochi foi palco de mais uma vitória de Lewis Hamilton e de outra dobradinha da Mercedes. A marca germânica sai da Rússia com o seu 1º título de Construtores, um feito notável após uma época em que claramente estiveram acima da concorrência. Valtteri Bottas, em Williams Mercedes, encerrou um pódio completamente dominado pelos motores alemães.

Com Lewis Hamilton a partir da pole position, Nico Rosberg teria de surpreender o piloto britânico nos instantes iniciais de prova para poder alcançar a vitória. E o piloto alemão assim o tentou, partindo melhor que Hamilton e colocando-se lado a lado na travagem para a 1ª chicane. No entanto, uma travagem completamente falhada de Rosberg encerrava a luta pelo triunfo. Com os dois pneus dianteiros “quadrados” devido à violência da travagem, Rosberg era obrigado a rumar às boxes para trocar de pneus.

Lewis Hamilton retomou desta forma a liderança, posição que não largaria até ao final do Grande Prémio da Rússia. Apenas Valtteri Bottas, na 2ª posição, poderia apresentar alguma oposição de relevo, mas o piloto finlandês não conseguia acompanhar Hamilton. Gerindo o esforço e a mecânica do seu Mercedes, Lewis Hamilton conquistou mais uma vitória e aumentou a sua vantagem no Campeonato de Pilotos para 17 pontos.

Com uma ida prematura às boxes, Nico Rosberg optou pela alteração da sua estratégia de corrida. Trocando dos pneus médios para pneus duros, o piloto alemão iria realizar toda a prova com esses pneus. Galgando posição atrás de posição, Rosberg alcançou o 2º lugar quando os seus adversários efectuaram as suas paragens.  Nem Bottas, com pneus mais recentes no final da prova, foi capaz de incomodar o jovem alemão.

Na 4ª e 5ª posição terminaram os Mclaren Mercedes, confirmando o bom andamento demonstrado ao longo das 3 sessões de treinos livres realizadas em Sochi. Jenson Button bateu o seu colega de equipa Kevin Magnussen, numa altura em que se decidem as entradas e saídas de pilotos no seio da Mclaren. Fernando Alonso foi o melhor dos Ferrari, na 6ª posição, enquanto Daniel Ricciardo, na 7ª posição, voltou a bater Sebastien Vettel, 8º classificado. Sergio Perez, em Force India e Felipe Massa, em Williams, encerrou as posições pontuáveis.

No Campeonato de Pilotos, Lewis Hamilton lidera com 291 pontos, Nico Rosberg é o 2º com 274 pontos e Daniel Ricciardo encerra o pódio com 199 pontos. Relativamente ao Campeonato de Construtores, os 565 pontos alcançados pela Mercedes já lhe entregaram o título. A Red Bull é a 2ª classificada com 342 pontos e o 3º lugar é ocupado pela Williams, com 216 pontos.