Mikko Hirvonen encerra carreira no WRC
6 Novembro 2014 - José Soares da Costa

Mikko Hirvonen anunciou esta manhã o fim da sua carreira no Campeonato do Mundo de Ralis. Depois de 13 anos a competir ao mais alto nível, o Rali da Grã-Bretanha marcará o fim de um era para a M-Sport e para o piloto finlandês. Hirvonen participou em 162 ralis, alcançou 15 vitórias e conquistou 68 pódios. Para além disso, foi vice-campeão do Campeonato do Mundo de Ralis em 4 vezes ocasiões, sendo batido apenas por Sébastien Loeb.

A estreia de Hirvonen no WRC deu-se em 2002, com um Renault Clio S1600. No ano seguinte, estreou-se como piloto de fábrica da Ford, competindo pela primeira vez ao volante de um dos Ford Focus WRC preparados pela M-Sport. Em 2004, transitou para a equipa oficial da Subaru mas acabaria por regressar à Ford, em 2006. Nesse ano, alcançou a sua 1ª vitória, no Rali da Austrália. Entre 2008 e 2012, em pleno “reinado” de Sébastien Loeb, Mikko Hirvonen foi vice-campeão por 4 vezes.

O piloto finlandês recordou diversas memórias que guardará destes 13 anos de competição no WRC. Segundo ele, esta carreira permitiu-lhe alcançar um sonho de criança, conhecer novos locais e competir com pilotos excepcionais. O foco de Mikko Hirvonen irá centrar-se agora na familia e sobretudo, nos seus filhos. No entanto, o filandês referiu que a competição está no seu ADN e como tal, poderá regressar, a curto prazo, num projecto radicalmente diferente.