João Barbosa vence em Road America!
11 Agosto 2014 - José Soares da Costa

Batendo a forte oposição presente em Elkhart Lake, o português João Barbosa e o brasileiro Christian Fittipaldi conquistaram mais uma vitória e dilataram a sua liderança do Tudor United Sportscar Championship. John Pew e Ozz Negri, ao volante do Riley Ford da Michael Shank Racing, executaram uma excelente operação em Road America, conquistando o seu melhor resultado da temporada. No derradeiro lugar do pódio terminou o melhor LMP2 em prova, o HPD ARX-03b da Extreme Speed Motorsports, partilhado por Scott Sharp e Ryan Dalziel.

Arrancando da 2ª posição, João Barbosa e Christian Fittipaldi não tiveram vida fácil em Road America…bem pelo contrário. Logo nas primeiras voltas da 10ª prova da temporada e numa altura em que já lideravam a classificação geral, o Corvette DP nº5 da Action Express Racing foi tocado pela viatura idêntica da Wayne Taylor Racing, pilotada então por Ricky Taylor. Apesar de ter efectuado um pião que o atirou para a escapatória, Fittipaldi logrou regressar à corrida na 4ª posição. Com a entrada de João Barbosa para o volante do Corvette DP, a viatura da Action Express foi subindo gradualmente na tabela classificativa.

O momento decisivo da corrida viria na 38ª volta: durante um período de bandeiras amarelas devido a um acidente, a Action Express Racing optou por efectuar a sua paragem nas boxes. Os seus mais directos rivais optaram por permanecer em pista, desconhecendo ainda o que se sucederia a 45 minutos do fim desta corrida. Uma nova situação de bandeiras amarelas, prolongada devido ao incidente entre o Corvette DP de Jordan Taylor e o OAK Racing Morgan de Olivier Pla, forçava algumas equipas a alterarem as suas estratégias e efectuarem as suas paragens nas boxes, atirando-as para o meio da grelha.

Com o recomeço da prova a ser cumprido com apenas 20 minutos para o final da prova, várias equipas viram-se envolvidas nas várias lutas das categorias Prototype Challenge e GTLM, perdendo o contacto com o trio da frente. Com João Barbosa a liderar a corrida até à bandeira de xadrez, a luta pelo lugar intermédio do pódio foi alvo de todas as atenções. Ozz Negri acabaria sair vitorioso deste duelo, suplantando o HPD de Dalziel no último recomeço da prova. Mirco Schultis e Renger van der Zande Starworks venceram a classe PC, a dupla Giancarlo Fisichella/Pierre Kaffer levou o Ferrari 458 Italia ao triunfo entre os GTLM e Markus Palttala/Dane Cameron Turner alcançaram o lugar mais alto do pódio na classe GTD.

Com este brilhante resultado em Elkhart Lake, João Barbosa e Christian Fittipaldi lideram o campeonato TUSCC com 16 pontos de vantagem relativamente à dupla Richard Westbrook/Michael Valiante, quando faltam apenas 3 corridas para o final desta temporada. A próxima prova será disputada no Virginia International Raceway, entre os dias 22 e 23 de Agosto.