Loic Duval “voou” em Le Mans
11 Junho 2014 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=bDcOy45PVeI

A primeira sessão de treinos livres para as 24 Horas de Le Mans desenrolou-se durante a tarde de hoje e o “fantasma dos vôos” regressou ao circuito de La Sarthe. Loic Duval protagonizou um aparatoso vôo nas curvas Porsche, tendo destruido completamente o seu Audi R18 e-tron quattro. Felizmente, o piloto sobreviveu ao violento acidente apenas com apenas algumas dores numa das pernas.

Segundo o que foi possível apurar até ao momento, o Audi R18 e-tron quattro que Loic Duval pilotava teve uma saída de pista nas curvas Porsche, provavelmente provocada pela sobreviragem da viatura germânica (potenciada pelo kit com pouco apoio aerodinâmico utilizado em Le Mans). Durante essa saída de pista, o Audi R18 e-tron quattro terá levantado vôo com a secção traseira apontada para as redes de protecção.

O embate foi violentíssimo, destruindo completamente o Audi R18 e as barreiras envolventes. Apesar da preocupação com o estado do piloto, a secção dianteira resistiu relativamente intacta ao acidente. Loic Duval foi transportado para o centro médico, consciente e com dois cortes: um corte profundo na perna e outro no pescoço. Dado os extensos danos no chassis acidente, a Audi Sport vai utilizar um chassis novo para o Audi R18 nº1. A ausência de Loic Duval está confirmada pela equipa liderada pelo Dr. Wolfgang Ulrich.

Quanto à sessão de treinos, o Toyota TS040 nº8 bateu a concorrência com um tempo de 3m23.652s. O melhor Audi R18 e-tron quattro foi a viatura nº2, com um tempo de 3m23.976s que o colocou na 2ª posição. Já o melhor dos Porsche 919 Hybrid foi a viatura nº20, com um registo de 3m26.602s.

Fonte das fotografias: Jornal “Le Maine Libre”