Luca di Montezemolo abandona Ferrari
12 Setembro 2014 - José Soares da Costa

http://www.youtube.com/watch?v=jkd8Efkj9MI

Após 23 anos ao serviço da Ferrari, o italiano Luca di Montezemolo anunciou a sua saída da escuderia italiana. Foram vários dias de especulação, que culminaram num comunicado de imprensa onde Montezemolo encara esta decisão como o fim de uma era. A última aparição pública de Montezemolo como presidente da Ferrari  ocorreu durante o Grande Prémio de Itália, disputado no passado fim de semana.

A queda de forma da Scuderia Ferrari na Fórmula 1, onde os títulos escapam desde 2007 e os bons resultados tardam em aparecer, terão sido os principais motivos para esta súbita mudança no seio da equipa italiana. Apesar dos bons resultados financeiros, conseguidos graças ao sucesso da marca e às inúmeras vendas dos automóveis de estrada, a saída de Stefano Domenicali da Scuderia Ferrari terá sido a gota de água.

Foram várias as movimentações internas para destituir Luca di Montezemolo, tendo Sergio Marchionne sido a principal voz nesse sentido, criticando duramente as declarações públicas de Montezemolo durante o fim de semana do Grande Prémio de Itália. A decisão de saída acabaria por ser tomada pelo próprio di Montezemolo, tendo sido comunicada ainda antes da reunião do Conselho de Administração da marca italiana. De recordar que o italiano regressou à Ferrari em 1991 para o cargo de presidente, função essa que ocupou até esta semana.