Mclaren apresenta o novo P1…GTR
19 Agosto 2014 - José Soares da Costa

20 anos depois da vitória do Mclaren F1 GTR em Le Mans, a Mclaren partiu do seu actual supercarro para criar uma nova obra prima tecnológica: o Mclaren P1 GTR. Sem que tivesse qualquer legislação em vigor a comprometer as ideias para este novo projecto, a Mclaren Special Operations teve carta branca para explorar ao máximo as potencialidades do modelo P1. O resultado foi uma versão desenvolvida exclusivamente para as pistas, cuja produção será iniciada em 2015.

Revelado no prestigioso Concours d’Elegance, realizado todos os anos em Pebble Beach na California, o Mclaren P1 GTR apresentado ao público mostra as linhas do modelo final que será construído, mantido e colocado no terreno pela Mclaren Special Operations. A próxima fase deste emocionante projecto passará pela optimização do comportamento do P1 GTR em pista, em sessões de testes a realizar num futuro próximo.

A Mclaren partiu das especificações mecânicas utilizadas na versão de estrada do modelo P1, aumentando a potência no novo P1 GTR para valores na ordem dos 1000 cv (cerca de 986 cv). O P1 GTR encontra-se equipado com um sistema push-to-pass, cujo funcionamento se assemelha ao ERS utilizado na Fórmula 1. A asa traseira desta supercarro conta com um sistema DRS, derivado dos ensinamentos obtidos na Fórmula 1. Ainda na aerodinâmica, os espelhos foram reposicionados para reduzir o arrasto da viatura. O P1 GTR é equipado com jantes de competição de 19 polegadas e um novo escape de dupla saída, desenvolvido exclusivamente para esta viatura.

A aquisição do Mclaren P1 GTR incluirá a participação em eventos exclusivos, realizados nos mais premiados circuitos internacionais. No pacote está também incluído o acesso aos simulares de competição da Mclaren, um programa de treino destinado a novos pilotos e o aconselhamento de Frank Stephenson, director de design da Mclaren. O programa da equipa britânica oferece o acesso às tecnologias, recursos e pessoas no Mclaren Technology Centre, assegurando que a experiência será única, à medida de cada participante.