Nissan anuncia GT-R LM Nismo para Le Mans
25 Maio 2014 - José Soares da Costa

A Nissan anunciou em Londres, na passada sexta feira, o seu regresso oficial à categoria LMP1 em 2015. Para tal, a marca nipónica irá desenvolver um novo Sport Protótipo, denominado de GT-R LM Nismo e que irá competir em pista com os actuais Porsche 919 Hybrid, Toyota TS040 e Audi R18 e-tron quattro. Segundo o vice-presidente da Nissan, Andy Palmer, a motorização que será utilizada por esta viatura será revelada num momento oportuno.

De acordo com o representante da marca nipónica, a intenção da Nissan passa por alcançar os triunfos com uma viatura diferente das suas rivais. Segundo Andy Palmer, as semelhanças visuais entre as viaturas da Audi, Toyota e Porsche são inúmeras e visíveis por qualquer um. Ao contrário das suas rivais, a Nissan pretende dar um cunho diferente, único e característico que ao seu projecto, apostando também nas mais recentes tecnologias híbridas.

Segundo Shoichi Miyatani, responsável máximo pela divisão desportiva da Nissan (NISMO), embora o projecto Nissan GT-R LM Nismo seja um produto global, o ADN deste projecto estará particularmente enraizado no Japão. Ao contrário do último Sport Protótipo da Nissan (denominado de R391), a marca apostou no nome GT-R para este projecto, aproximando a imagem desportiva deste modelo do seu público alvo, jovem e particularmente activo no seu programa “GT Academy”.

Quanto aos pilotos que poderão ser escolhidos para o projecto GT-R LM Nismo, Jann Mardenborough, Wolfgang Reip e Lucas Ordoñez são os principais nomes apontados. O português Miguel Faísca, vencedor do Nissan GT Academy em 2013, é também uma forte possibilidade. No entanto, as decisões finais só serão tomadas numa fase mais adiantada deste projecto.