Sébastien Ogier fecha temporada com triunfo
17 Novembro 2014 - José Soares da Costa

Sem títulos para decidir na Grã-Bretanha, Sébastien Ogier fechou a temporada com mais um triunfo. Jari-Matti Latvala esteve ao seu melhor nível, mas um despiste encerrou qualquer disputa pela vitória. Mikko Hirvonen terminou a sua carreira no WRC com um 2º lugar, batendo o Citroen de Kris Meeke na luta pela lugar intermédio do pódio. Mads Ostberg aproveitou o furo de Meeke para terminar a prova na 3ª posição.

A luta pela vitória no Rali da Grã-Bretanha tratou-se de um “affair Volkswagen”, com Sébastien Ogier a bater Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen ao longo da 1ª etapa da prova. No entanto, Mikkelsen acabaria por não terminar esta etapa, tendo desistido após um saída de estrada. Ogier e Latvala terminaram o dia separados por apenas 6.6 segundos. Na 3ª posição rodava o Ford Fiesta RS WRC de Mikko Hirvonen, a 73.8 segundos de distância.

No inicio da 2ª etapa deu-se o acontecimento que entregou a vitória a Sébastien Ogier: no 1º troço do dia, Jari-Matti Latvala teve uma saída de estrada e só conseguiu regressar com a ajuda dos espectadores. O piloto finlandês perdeu cerca de 3 minutos com esta situação, tendo caido para a 10ª posição. Mikko Hirvonen subiu à 2ª posição, mas Kris Meeke e Mads Ostberg estavam por perto. Ostberg sofreu uma penalização de 10 segundos e viu-se afastado da luta pela 2ª posição. Já Hirvonen e Meeke terminaram o dia separados por apenas 3.4 segundos.

No derradeiro dia de prova, Ogier não arriscou nada e limitou-se a cumprir os 6 troços em falta, carimbando o seu 8º triunfo do ano. Na despedida do WRC, Mikko Hirvonen terminou na 2ª posição. Aproveitando um furo de Kris Meeke que o atirou para a 4ª posição, Hirvonen voltou a ser o melhor dos outros, um facto que será sempre associado à sua longa carreira no WRC. No último degrau do pódio terminou o Citroen DS3 WRC do norueguês Mads Ostberg.

No WRC2, Jari Ketomaa bateu Lorenzo Bertelli e conquistou o triufno na categoria. Bernardo Sousa não teve a sorte do seu lado e sofreu uma saída de estrada no último troço da 2ª etapa, perdendo 5 minutos quando se encontrava na 2ª posição do WRC2, a 53.2 segundos de Ketomaa.