Petter Solberg é Campeão do Mundo de RX!
29 Setembro 2014 - José Soares da Costa

Foi em Itália, no circuito de Franciacorta que o norueguês Petter Solberg conquistou o 1º título mundial de Rallycross. 11 anos após o seu único título mundial de Ralis, alcançado em 2003, “Mr. Hollywood” alcançou um feito único: Solberg tornou-se no 1º piloto de sempre a garantir dois títulos mundiais com a chancela FIA, em categorias distintas. Timmy Hansen foi o vencedor da prova italiana.

Na manga final e ao volante do seu habitual Citroen DS3, Petter Solberg teria que superar um dos Peugeot 208 do Team Peugeot Hansen para conquistar antecipadamente o título mundial. Apesar do arranque exemplar, Solberg não conseguiu surpreender Timmy Hansen e Timur Timerzyanov. O piloto russo acabaria por sofrer um furo, entregando a 2ª posição a Petter Solberg. No entanto, o azar também estava à espera do piloto norueguês…

A suspensão traseira direita do Citroen DS3 preparado pela PSRX partiu-se, obrigando a uma drástica redução do andamento de Solberg. Quem aproveitou a ocasião foi Richard Goransson, que desta forma ultrapassou o Citroen DS3 e colocou o seu Ford Fiesta Supercar no lugar intermédio do pódio. Gerindo o ritmo e os danos na suspensão traseira até ao fim da manga final, Solberg terminou a prova na 3ª posição.

Com os pontos alcançados em Itália, o norueguês ficou com uma vantagem de 60 pontos relativamente aos seus rivais. Com 60 pontos em disputa e 4 vitórias alcançadas ao longo de 2014, ninguém poderá superar Petter Solberg na tabela classificativa. Desta forma, o piloto da PSRX torna-se o 1º piloto a conquistar o Campeonato Mundial de Rallycross, juntando este feito ao título mundial de Ralis, conquistado em 2003.

Timmy Hansen e o Team Peugeot Hansen também sairam de Itália com motivos para festejarem. A 1º vitória de sempre da equipa, conquistada pelo filho do ex-campeão Kenneth Hansen, ficou marcada pela maturidade e pelo rápido andamento do jovem piloto.

Nas categorias de suporte, Nikita Misyulya venceu entre os Super 1600 e Anders Braten bateu a concorrência nos Touring Car. Nos RX Lites, Daniel Holten conquistou o lugar mais alto do pódio.