Renault Sport desvenda o novo R.S 01
29 Agosto 2014 - José Soares da Costa

Aproveitando o Salão Automóvel de Moscovo, a Renault Sport revelou a nova viatura que irá colocar nas pistas em 2015: o Renault R.S 01. Servindo de base para o RenaultSport Trophy, competição monomarca que a Renault irá promover a partir do próximo ano, os argumentos apresentados pelo R.S 01 levam-no a ser considerado como a rampa de lançamento ideal para as competições de GT.

Começando pelo motor, a Renault adoptou no R.S 01 a unidade V6 biturbo de 3.8 litros que equipa o Nissan GT-R NISMO. Com valores de potência a rondarem os 500 cv e o binário a chegar aos 600 Nm, a viatura francesa é capaz de alcançar a módica velocidade de 300 km/h. Para colocar no alcatrão tamanha potência, o R.S 01 conta com uma caixa sequencial de 7 velocidades da Sadev, tracção traseira, suspensões desenvolvidas pela Ohlins e os exclusivos pneumáticos de 18″ fornecidos pela Michelin.

No capítulo da travagem, o R.S 01 conta com discos de travão em cerâmica com 380mm, pinças de 6 pistões e sistema ABS. Relativamente à segurança, a Renault Sport revelou que o novo R.S 01 cumpre as mesmas exigências actuais aplicadas às viaturas LMP1, assegurando desta forma a eficácia de todo o conjunto numa situação limite. O chassis em fibra de carbono foi desenhado e construído pela italiana Dallara.

O R.S 01 foi desenvolvido para o novo troféu monomarca que a Renault irá acrescentar ao seu programa da World Series by Renault. O RenaultSport Trophy está direccionado às equipas e pilotos Pro-Am, sendo a porta de entrada ideal para campeonatos como o DTM, TUSCC, ELMS e WEC. O prémio para o piloto Pro vencedor será um teste com a NISMO numa das suas viaturas do Super GT. Já o piloto Am vencedor terá a oportunidade de correr num LMP2 na edição de 2016 das 24 Horas de Le Mans.