“Super” Latvala bate Ogier na Finlândia!
4 Agosto 2014 - José Soares da Costa

Os Volkswagen Polo R WRC voltaram a dominar os acontecimentos no Campeonato do Mundo de Ralis, somando mais uma vitória para o seu currículo. Jari-Matti Latvala deu tudo por tudo na “sua” Finlândia e bateu o seu colega de equipa e actual Campeão Sébastien Ogier, por uns escassos 3.6 segundos. O britânico Kris Meeke não teve ritmo para acompanhar os pilotos da frente e quedou-se pela último lugar do pódio, sendo o melhor piloto não-Volkswagen presente em prova.

Com o arranque do Rali da Finlândia e a realização das primeiras 4 classificativas durante o dia de 5ª feira, ficou claro para todos que a discussão da vitória nesta prova estaria a cargo de dois pilotos: Jari-Matti Latvala e Sébastien Ogier. Os colegas de equipa na Volkswagen Motorsport dividiram as vitórias nas classificativas ao longo da 1ª etapa mas Jari-Matti Latvala acabaria por terminar o dia na 1ª posição, com 4.5 segundos de vantagem relativamente a Sébastien Ogier. Kris Meeke era o 3º classificado, a 9.2 segundos de distância da 1ª posição.

Ao longo da 2ª etapa, o destaque foi para a animada luta pela 2ª posição entre Kris Meeke e Sébastien Ogier, com o britânico a bater o Campeão francês no final da etapa por apenas 1.6 segundos de diferença. Enquanto isso, Jari-Matti Latvala dilatou a diferença relativamente ao duo que seguia atrás de si, terminando a etapa com uma confortável vantagem de 19.7 segundos. Mikko Hirvonen, o melhor Ford no 4º lugar, acabaria por cometer um erro e entregar essa mesma posição a Andreas Mikkelsen.

Na derradeira etapa da prova, Sébastien Ogier entrou ao ataque, ultrapassando Kris Meeke na classificação e colando-se ao seu colega de equipa Jari-Matti Latvala. Numa altura em que já acumulava 30 segundos de vantagem, o piloto finlandês enfrentou problemas de travões no VW Polo R WRC. Aproveitando a ocasião, Sébastien Ogier reduziu a diferença para pouco mais de 3 segundos à entrada do Power Stage. Apesar dos esforços do piloto francês, Latvala acabaria por segurar o triunfo por uns escassos 3.6 segundos.

Kris Meeke, sem ritmo para acompanhar Sébastien Ogier, terminou a prova na 3ª posição, sendo também o melhor representante não-Volkswagen na Finlândia. Andreas Mikkelsen foi o 4º classificado, a 1m52s de distância do vencedor da prova. Mikko Hirvonen foi o melhor piloto a bordo de um Ford Fiesta RS WRC, na 5ª posição, enquanto que imediatamente atrás de si terminou o melhor Hyundai i20 WRC em prova, pilotado por Juho Hanninen.

No Campeonato de Pilotos, Sébastien Ogier permanece na liderança com 187 pontos. Jari-Matti Latvala, o vencedor na Finlândia, é o 2º classificado com 143 pontos e Andreas Mikkelsen completa o Top-3 com 95 pontos. Entre os construtores, a Volkswagen domina com os 305 pontos alcançados, deixando a luta pela 2ª posição nas mãos da Citroen (130 pontos) e da M-Sport (106 pontos).