Toyota supera rivais no dia de testes
2 Junho 2014 - José Soares da Costa

Com as 24 Horas de Le Mans a aproximarem-se a passos largos, o último Domingo foi reservado para o dia oficial de testes da clássica prova francesa. Todas as equipas inscritas, com a excepção da Millenium Racing, marcaram presença no Circuito de la Sarthe. E foi a nipónica Toyota quem se destacou, ao colocar os seus dois TS040 HYBRID no topo da tabela classificativa.

Os tempos mais rápidos dos dois Toyota foram realizados durante a sessão da tarde, tendo o TS040 nº 8 efectuado um tempo de 3m23.014s, mais rápido do que o tempo de 3m23.156s efectuado pelo TS040 nº 7. Ambas as viaturas não sofreram qualquer tipo de problemas técnicos, completando um total de 88 voltas (cerca de 1200km) em Le Mans. De referir que os TS040 registaram a 2ª melhor velocidade de ponta no circuito francês, 336 km/h.

Já no campo da Porsche, os 919 Hybrid foram os mais rápidos em recta, alcançando uma velocidade máxima de 339.1 km/h. No entanto, a configuração aerodinâmica “low downforce” (demasiado quiçá?) apresentada pelas viaturas germânicas impediu-as de alcançar um bom registo no 1º e 3º sector, zonas onde perderam tempo para os seus mais directos rivais. O 919 nº14 foi o melhor entre os Porsche, alcançando um tempo de 3m24.692s que o colocou na 5ª posição. Já o 919 nº20 registou um tempo de 3m24.911s, terminando o dia na 7ª posição.

Apesar dos problemas mecânicos enfrentado nas duas primeiras provas da temporada, os dois Porsche 919 Hybrid completaram cerca de 103 voltas em Le Mans sem qualquer tipo de problema mecânico. Enquanto o trabalho do 919 nº14 esteve focado na avaliação e teste dos pneus disponíveis para Le Mans, o 919 nº20 esteve ocupado com a preparação do setup mecânico e aerodinâmico para a prova francesa.

Finalmente, os Audi tiveram em bom plano em Le Mans, com Marco Bonanomi e Filipe Albuquerque a colocarem o R18 e-tron quattro na 3ª posição, com um tempo de 3m23.799s registado pelo piloto italiano. Um total de 284 voltas foram completadas pelos Audi R18 e-tron quattro, deixando sinais bastante positivos quanto à sua fiabilidade. No entanto, a velocidade de ponta será um ponto a rever pelos engenheiros de Ingolstadt, uma vez que o Audi R18 é actualmente o LMP1 oficial mais lento em pista (333.9 km/h).

Nas restantes categorias, o Morgan Nissan da G-Drive Racing destacou-se entre os LMP2 com um crono de 3m37.975s. Entre os LMGTE Pro, o Porsche 911 RSR nº 92 oficial foi o melhor do pelotão com o tempo de 3m57.260s. Finalmente, o Ferrari 458 Italia da 8 Star Motorsports foi o mais rápido nos LMGTE Am, com um registo de 3m57.403s.

A acção no Circuito de la Sarthe será retomada no próximo dia 11 de Junho com uma sessão de testes de 4 horas a partir das 15h00 portuguesas. Para as 21 horas desse mesmo dia está programada a primeira sessão de qualificação nocturna, com duas horas de duração.

No dia 12 de Junho prossegue o programa das 24 Horas de Le Mans com mais duas sessões de qualificação de duas horas, agendadas para as 18 horas e 21 horas portuguesas. No Sábado irá desenrolar-se um warmup de 45 minutos logo ao inicio da manhã (8 horas), dando o mote para a corrida que irá desenrolar-se a partir das 14 horas em Portugal Continental.