Um desafio australiano em 1983…
27 Novembro 2014 - José Soares da Costa

Em 1983, o Grande Prémio da Austrália contou com uma prova que poucos adeptos europeus terão conhecimento, mas cuja relevância é indiscutível para qualquer fã do Grupo 5. O Stafford Sports Sedan Challenge reuniu um leque bastante interessante de viaturas de topo deste agrupamento, tradicionalmente vistas nas pistas australianas. E a vitória acabaria por ser entregue a um piloto de renome internacional…

O Grande Prémio da Austrália de 1983, que na época ainda não contava para o Campeonato do Mundo de F1, foi disputado no interessante circuito de Calder Park. O Stafford Sports Sedan Challenge foi uma das corridas de suporte do programa, tendo sido disputado ao longo de 15 voltas. Em pista estiveram as mais potentes viaturas de competição das pistas australianas.

Os Porsche 935 estiveram em destaque, com Alan Jones a ser o ponta de lança das viaturas germânicas. No entanto, outras viaturas de Grupo 5, como os BMW 320 Turbo, também marcaram presença em Calder Park. O “exótico” Kaditcha K583 Cosworth de Bap Romano (o único Sport Protótipo presente na grelha), apesar de ser menos potente que os Grupo 5, também esteve na luta directa pela vitória.

Quem terá sido o vencedor deste desafio? Visualize o vídeo acima e acompanhe a prestação dos vários pilotos para conhecer o seu resultado final…