Will Power conquista título em Fontana
1 Setembro 2014 - José Soares da Costa

A temporada de 2014 da IndyCar terminou no passado fim de semana, no rápido circuito oval de Fontana. O brasileiro Tony Kanaan bateu Scott Dixon por 3 segundos e alcançou a sua 1ª vitória desde que integrou a equipa Target Chip Ganassi Racing. No entanto, o destaque foi para Will Power, piloto que se sagrou campeão…por uma unha negra.

Partindo da penúltima posição da grelha, Will Power estava obrigado a dar tudo por tudo, caso quisesse sair de Fontana com o título no bolso. O piloto australiano acabaria por efectuar uma corrida ao ataque, recuperando até à 9ª posição. O seu colega de equipa, Hélio Castro Neves, era o único que poderia colocar em causa este desfecho.

No entanto, um drive-through por velocidade excessiva durante uma paragem nas boxes encerrou as contas do título. O brasileiro Castro Neves acabaria a corrida na décima quarta posição. Na frente da prova, Tony Kanaan foi o vencedor do dia, tendo batido Scott Dixon por 3 segundos apenas. Os dois pilotos deram uma dobradinha à Target Chip Ganassi Racing, tendo o brasileiro conquistado a sua 1ª vitória no seio desta equipa. Ed Carpenter completou o pódio em Fontana.

Este derradeiro fim de semana da Indycar, em 2014, ficaria ainda marcado pelo grave acidente, protagonizado por Mikhail Aleshin na 2ª sessão de treinos livres. Numa altura em que rodava numa trajectória relativamente baixa, o piloto russo perdeu o controlo do seu monolugar na Curva 4, embatendo em Charlie Kimball. Aleshin acabaria por ser projectado à alta velocidade contra as redes de protecção.

Enquanto Kimball saiu ileso do seu monolugar, Mikhail Aleshin perdeu os sentidos e necessitou de intervenção médica no local. O piloto acabaria por ser evacuado de helicóptero para o Loma Linda Medical Centre. Fracturas nas costelas e clavícula, lesões no peito e uma concussão foi o diagnóstico inicialmente feito pela equipa médica. Apesar de grave, o estado do piloto é estável.