Europeu de Ralis arranca na Áustria
3 Janeiro 2015 - José Soares da Costa

É já na próxima segunda feira que é dado o tiro de partida para o Campeonato Europeu de Ralis. O Janner Rallye abre as hostilidades da competição organizada pelo Eurosport, prevendo-se que os pilotos privados possam assumir o favoritismo, na ausência da equipa oficial da Skoda. Concentrada no desenvolvimento do novo Fabia R5, a marca checa apenas regressará ao ERC na 2ª metade do calendário de 2015. Desta forma, Breen e Kajetanowicz serão os principais candidatos ao tão cobiçado título.

Após a vitória de Juho Hanninen, Jan Kopecky e Esapekka Lappi ao longo das 3 últimas temporadas, 2015 será o 1º ano no qual a equipa oficial da Skoda não estará presente a tempo inteiro. Desta forma, serão as principais formações privadas, equipadas com as viaturas R5 já homologadas, que irão ocupar o 1º plano do principal campeonato de ralis em solo europeu.

Craig Breen encontra-se naturalmente entre os principais favoritos, fruto da sua experiência ao volante do Peugeot 208 T16. Após a falta de fiabilidade demonstrada pela viatura francesa ao longo de 2014, o piloto irlandês quererá “mostrar serviço” e demonstrar o seu forte andamento ao longo de 2015, devendo mesmo marcar o ritmo entre o pelotão do Europeu de Ralis. No entanto, a sua caminhada não será um “passeio”.

Pilotos como Kajetan Kajetanowicz também partem com o objectivo de conquistar o título europeu, voltando a contar com o Ford Fiesta R5. Após uma temporada de 2014 em que o título escapou por uma unha negra, o piloto apoiado pela M-Sport quer subir ao lugar mais alto do pódio no Europeu de Ralis. Outros pilotos, como é o caso do Bruno Magalhães, poderão também surpreender em determinadas provas, influenciando decisivamente as contas do título. O piloto português encontra-se actualmente a finalizar os detalhes para um programa de 6 provas em 2015.

Para a 2ª metade de 2015, será de esperar o regresso da equipa oficial da Skoda, já com o novo Fabia R5. Ao longo do ano, uma eventual presença do novo Mitsubishi Mirage R5 (recentemente finalizado) ou do Hyundai i20 R5 (quando for homologado) trarão consigo mais focos de interesse para o campeonato. Em virtude da ausência de equipas oficiais em 2015, o Eurosport conta este ano com um atractivo conjunto de prémios monetários, que serão atribuídos aos pilotos privados e que por certo ajudarão os limitados orçamentos destas mesmas equipas.

A primeira prova do ano será o Janner Rallye, realizada em solo áustriaco. Ao contrário do que é habitual, a prova decorrerá ao longo da próxima 2ª e 3ª feira, em virtude de um aviso de queda intensa de neve. Além dos já referidos candidatos ao título europeu, dois nomes poderão surpreender: Stéphane Lefebvre, em Citroen DS3 R5 e Vaclav Pech, no MINI JCW RRC. Como habitual, a prova poderá ser acompanhada na Eurosport, com os resumos diários às 22:30.