FI e Williams revelam novos monolugares
22 Janeiro 2015 - José Soares da Costa

A Force India e a Williams foram as primeiras equipas a apresentarem os seus novos monolugares para 2015. Enquanto a equipa de Vijay Mallya viajou até ao México para mostrar as suas novas cores e patrocinadores, a escuderia de Frank Williams utilizou a popular revista F1 Racing para revelar ao mundo o seu novo monolugar de Fórmula 1.

Foi na cidade do México que a Force India apresentou a decoração que irá utilizar ao longo da temporada de 2015 da Fórmula 1. Não estando prevista a participação da formação de Vijay Mallya na primeira sessão de testes da pré-temporada, que irá decorrer no circuito de Jerez no final deste mês, a equipa optou mesmo assim por revelar as suas novas cores.

Destaque para a presença do cinza e do preto na decoração dos monolugares, onde o laranja também volta a marcar a sua presença. Quanto aos patrocinadores, destaque para o maior envolvimento da NEC, a presença da Quaker State e o envolvimento das empresas de telecomunicações de Carlos Slim, como a Telmex e o grupo América Móvil. Nico Hulkenberg e Sérgio Pérez voltam a ser os pilotos de serviço.

Para a apresentação, a Force India recorreu ao monolugar do ano passado, no qual colocou uma asa dianteira revista, de acordo com os novos regulamentos. Segundo a formação de Vijay Mallya, o novo VJM08 contará com uma suspensão traseira revista, flancos mais esculpidos e novas condutas de arrefecimento. A formação de Silverstone irá efectuar praticamente todo o seu trabalho aerodinâmico em Colónia, no túnel de vento da TMG.

A Williams também teve em destaque ao longo do dia, após a revelação do novo FW37 na revista britânica F1 Racing. Evoluindo a partir do FW36, a equipa de Groove alterou os aspectos negativos do FW36, adaptando-o às novas regras de 2015. Segundo Pat Symonds, o FW37 começou a ser projectado ainda antes da primeira corrida de 2014, de forma a acautelar o impacto que os novos regulamentos teriam no monolugar da temporada seguinte.

Ainda segundo o director técnico da equipa, o desenho da nova secção dianteira foi um desafio para a Williams, uma vez que o seu impacto na aerodinâmica do monolugar foi superior ao que teriam esperado inicialmente. Desta forma, a equipa procurou recuperou a carga aerodinâmica perdida e melhorar os aspectos menos positivos do anterior projecto.

Para 2014, a equipa de Frank Williams volta a contar com o apoio maioritário da Martini, acolhendo também o patrocínio da Rexona. Randstad, Petrobras, Genworth e Kemppi são alguns dos patrocinadores que também irão apoiar a Williams ao longo de 2015. Quanto à dupla de pilotos, Valtteri Bottas e Felipe Massa foram reconduzidos para mais uma temporada em Groove.