João Barbosa vence 12 Horas de Sebring!
João Barbosa escreveu o seu nome na história do automobilismo nacional ao tornar-se o primeiro piloto português a vencer as duras 12 Horas de Sebring. Ao volante do Corvette Daytona Prototype nº5, partilhado com Sebastien Bourdais e Christian Fittipaldi, Barbosa bateu a concorrência e terminou a prova com uma volta de vantagem sobre os seus adversários directos. As triplas Richard Westbrook/Michael Valiante/Mike Rockenfeller e Max Angelelli/Ricky Taylor/Jordan Taylor ocuparam as restantes posições do pódio.
Num ano em que a Chevrolet celebrava o 50º aniversário da sua vitória nas 12 Horas de Sebring, João Barbosa, Sebastien Bourdais e Christian Fittipaldi não poderiam ter dado melhor presente à marca do “Bow Tie”. Liderando 246 das 340 voltas completadas ao longo da prova, a tripla da Action Express Racing foi consistentemente mais rápida que os seus adversários directos e alcançou a liderança durante a 7ª hora de prova. Com esta vitória em Sebring, a Action Express lidera agora o Tequila Patrón North American Endurance Cup com 6 pontos de vantagem sobre a Chip Ganassi e a Wayne Taylor Racing.
Na 2ª posição do pódio terminou o Corvette Daytona Prototype nº90, patrocinado pelas cores da VisitFlorida.com e partilhado por Richard Westbrook, Michael Valiante e Mike Rockenfeller. Imediatamente atrás, encerrando o pódio da classe principal na Florida, ficou o Corvette Daytona Prototype nº10, “vestido” pela Konica Minolta e dividido po rMax Angelelli, Ricky Taylor e Jordan Taylor.
Na classe Prototype Challenge, o Oreca FLM09 nº52 de Tom Kimber-Smith, Mike Guasch e Andrew Palmer tiveram a sorte do seu lado e rubricaram a 2ª vitória da época, tendo liderado 237 das 334 voltas completadas. Colin Braun, Jon Bennett e James Gue bem atacaram mas terminaram a prova na 2º posição, separados da vitória por apenas 11.614 segundos. O Oreca FLM09 nº38 de Conor Daly joined Jerome Mee e James French encerrou o pódio da classe.
Entre os participantes da classe GTLM, o Corvette C7.R de Antonio Garcia, Jan Magnussen e Ryan Briscoe repetiu o triunfo das 24 Horas de Daytona, beneficiando também dos azares alheios dos Porsche 911 RSR oficiais. Quanto ao português Pedro Lamy, terminou na 6º posição da classe e foi 17º na classificação geral. Entre os GTD, a Alex Job Racing conquistou a 10ª vitória na classe em Sebring, por intermédio de Ian James, Mario Farnbacher e Alex Riberas, a bordo do Porsche 911 GT America nº23. Rui Águas, em Ferrari 458, foi 10º classificado nesta classe e 28º na classificação geral.