Sebastien Ogier triunfou na Sardenha
Sébastien Ogier foi o sobrevivente de um demolidor Rali da Sardenha, cujo piso acabou com as esperanças de diversas equipas. Com o campeão francês a escapar às inúmeras pedras que eram levantadas a cada passagem, a desvantagem de abrir a estrada acabou por mostrar-se vantajosa para o piloto da Volkswagen. Hayden Paddon foi o 2º classificado, surpreendendo tudo e todos com uma exibição notável, mesmo perante todas as adversidades. Thierry Neuville completou o pódio, realçando o ritmo demonstrado pelos Hyundai i20 WRC em solo italiano.
O Rali da Sardenha arrancou com um surpreendente líder, o neo-zelandês Hayden Paddon. Beneficiando da sua ordem de partida e das últimas evoluções do i20 WRC, o jovem piloto dominou o 1º dia de prova, ganhando os 3 troços matinais com toda a autoridade. Nos troços da tarde, Paddon ainda apanhou um susto com um toque que afectou o seu Hyundai i20 WRC. No entanto, a liderança ainda era sua no final da 1ª etapa. Atrás de si encontrava-se Sebastien Ogier, a apenas 8.8 segundos de distância. O piloto francês disputou com Jari-Matti Latvala a posição ao longo da sexta feira, beneficiando do furo sofrido pelo piloto finlandês.
Na 2ª etapa, Hayden Paddon manteve-se inicialmente na liderança do rali, após os troços da manhã. Lutando taco-a-taco com Sebastien Ogier pela primeira posição, o piloto neo-zelandês acabaria mesmo por dilatar a vantagem após as 6 classificativas da manhã. 9.9 segundos separavam agora os dois primeiros classificados do Rali da Sardenha. Atrás destes encontrava-se Ott Tanak, mesmo após um pião durante a última classificativa da manhã. No entanto, os troços da tarde trariam consigo novos contornos na luta pelo pódio do Rali da Sardenha.
Hayden Paddon foi o primeiro a sofrer dificuldades, debatendo-se com problemas na caixa de velocidades do seu Hyundai i20 WRC. Com isto, desceu para a 2ª posição, a 2m13s de Sebastien Ogier. Ott Tanak também viu-se a braços com problemas na caixa de velocidades do seu Ford Fiesta WRC e com isso entregou a 3ª posição ao Citroen DS3 WRC de Mads Ostberg. O piloto norueguês encontrava-se a 3m25s de distância do 1º classificado, mesmo tendo sofrido dois furos ao longo desta etapa.
O último dia de prova consagrou Sebastien Ogier e Julien Igrassia, a dupla do Volkswagen Polo R WRC que domina o Campeonato do Mundo de Ralis. Atrás de si terminou a surpresa do Rali da Sardenha, Hayden Paddon, o melhor representante da Hyundai na prova italiana. Na disputa pela última posição do pódio, assistiu-se a mais uma reviravolta neste Rali da Sardenha: Mads Ostberg sofreu uma saída de estrada e com isso desceu para a 4ª posição. Quem beneficiou com o azar alheio foi Thierry Neuville, cuja prestação “apagada” foi recompensada com a 3ª posição, um resultado acima do esperado até então. O melhor representante da M-Sport foi Elfyn Evans, 5º classificado após um rali recheado de problemas.
Relativamente ao WRC2, Yuriv Protasov foi o vencedor ao volante de um Ford Fiesta RRC. Já o português Bernardo Sousa não teve a sorte do seu lado e abandonou a prova italiana ainda durante a 1ª etapa, devido a problemas eléctricos no Peugeot 208 T16.