WRC 2015 começa amanhã!
21 Janeiro 2015 - José Soares da Costa

O Rali de Monte Carlo vai amanhã para a estrada e com ele arranca a temporada de 2015 do Campeonato do Mundo de Ralis. O regresso esporádico de Sébastien Loeb é a principal novidade desta prova, que irá contar com muita neve e gelo, como nos tem habituado a prova monegasca. O WRC conta também com algumas novidades técnicas de relevo, que certamente melhorarão o espectáculo nas classificativas.

No capítulo técnico, o principal destaque desta edição de 2015 do WRC vai para o regresso das patilhas nos volantes, utilizadas para controlar a caixa de velocidades. Outro pormenor que foi alterado nos regulamentos e que dá maior margem de manobra às equipas foi o peso mínimo de diversos componentes. Desta forma, a distribuição de peso de cada carro pode sofrer maiores alterações, de acordo com os interesses de cada equipa. De referir também que cada construtor pode homologar um WRC para o período entre 2015 e 2016.

Relativamente ao calendário de 2015, o WRC volta a contar com 13 ralis: Monte Carlo, Suécia, México, Argentina, Portugal, Sardenha, Polónia, Alemanha, Austrália, França, Espanha e Grã-Bretanhã. De referir que a prova portuguesa irá disputar-se entre os dias 21 e 25 de Maio.

No que concerne o capítulo regulamentar, o principal destaque vai para a proibição da transmissão dos tempos parciais para o interior das viaturas, no decorrer de uma classificativa. No Shakedown, os pilotos P1 e P2 são obrigados a efectuar um mínimo de 3 passagens e a partida no 1º e 2º dia de prova será dada pela classificação do campeonato. No último dia de prova, os pilotos P1 e P2 partirão com a ordem invertida da classificação.

Relativamente ao Rally 2, a penalização por cada troço não cumprido sobe para 7 minutos e se um carro não partir nos 20 segundos seguintes à ordem de partida, será excluído e apenas poderá regressar ao abrigo do sistema Rally 2. Finalmente, de forma a que seja possível integrar as viaturas de Grupo N na actual nomenclatura utilizada nos ralis, todas os veículos N4 passarão para a classe R4.

Para o Rali de Monte Carlo, as equipas vão apresentar algumas novidades de relevo. A vencedora Volkswagen conta com uma nova decoração no Polo R WRC, onde a presença da Red Bull é mais destacada. A viatura germânica conta com uma nova asa traseira e guarda-lamas dianteiros redesenhados, além das patilhas no volante e outros pormenores técnicos. A VW volta a contar com Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen como pontas de lança no seu ataque aos títulos.

A Hyundai aposta tudo no novo i20 Coupé que irá estrear a meio da temporada de 2015. Desta forma, a equipa sediada em Alzenau apresenta em Monte Carlo um i20 WRC revisto, mas sem as patilhas no volante. Dani Sordo, Thierry Neuville e Hayden Paddon são os pilotos escolhidos pela marca coreana neste assalto ao WRC.

No campo da M-Sport, a estreia do novo Ford Fiesta RS WRC no Rali de Portugal será o seu principal destaque do ano. A formação de Malcolm Wilson conta no entanto com um novo argumento em Monte Carlo: controlo pneumático da caixa de velocidades através das patilhas no volante. A viatura britânica conta também com novas cores, que trazem à memória o Ford Escort MK II, utilizado por Hannu Mikkola na temporada de 1980 do WRC. Ott Tanak e Elfyn Evans são a dupla mais jovem de todas as equipas oficiais e tentarão por certo demonstrar o seu real talento.

Finalmente, a Citroen pretende regressar às vitórias já em Monte Carlo e para tal recrutou o seu último campeão, Sébastien Loeb. O regresso esporádico do piloto francês concentra todas as atenções dos media, mas Kris Meeke e Mads Ostberg voltarão a ser os pilotos de serviço da marca francesa nas restantes provas da temporada. Quanto ao DS3 WRC, conta com um motor revisto, mais competitivo, novas suspensões e caixa de velocidades com patilhas no volante.

O Rali de Monte Carlo vai para a estrada já amanhã, com a 1ª PEC a ser disputada às 19h21 (hora de Portugal). A prova monegasca será disputada até Domingo, sendo a última PEC disputada a partir das 11h08 (hora de Portugal). O Rali de Monte Carlo contará com transmissões em directo da PEC 1, PEC 13 e PEC 15, estando prevista a sua transmissão em Portugal através do WRC+ e da SportTV.