Novo 911 GT3 Cup com um chassis ultra-moderno
29 Setembro 2016 - José Soares da Costa

PorscheGT317

Beneficiando de um chassis completamente renovado, o Porsche 911 GT3 Cup regressa à grelha de partida dos circuitos em 2017. Na traseira do novo GT de competição, reside agora um motor de 4 litros, com seis cilindros opostos, para um prazer de condução superlativo. Graças à tecnologia de competição, o compacto motor com injeção directa debita uma potência máxima de 485 CV.

Uma gama de detalhes inovadores potencia a eficiência, para além da performance do motor, assegurando uma durabilidade ainda mais elevada do bloco atmosférico quando utilizado em competição, bem como uma redução dos custos de manutenção. Uma unidade de válvula com braços oscilantes extremamente rígidos e uma alimentação de óleo central estão a ser utilizadas pela primeira vez. Além disso, um centrifugador de óleo integrado é utilizado para reduzir o surgimento de espuma no óleo do motor. Uma cambota com uma rigidez significativamente incrementada também foi instalada.

Os novos apêndices aerodinâmicos dianteiros e a nova secção traseira melhoram as forças descendentes do novo 911 GT3 Cup, para além de aumentarem a tracção e as performances. A proeminente asa traseira com 184 centímetros foi herdada do seu antecessor. As jantes também se mantiveram inalteradas: peças monobloco de competição de 18 polegadas com sistema de aperto central, envolvidas em pneus slicks de competição da Michelin com 270 milímetros de largura à frente e uns imponentes 310 milímetros no eixo traseiro. A construção inteligente composta por aço e alumínio garante a máxima rigidez e uma carroçaria leve. O novo 911 GT3 Cup está pronto para competir, ao pesar apenas 1200 quilogramas.

Os engenheiros focaram-se especialmente, e mais uma vez, na segurança do piloto durante o desenvolvimento. O piloto está protegido por uma estrutura sólida e uma inovadora bacquet de competição que é especialmente moldada à volta da cabeça e dos ombros. A escotilha de salvamento no teto foi aumentada, em linha com as últimas exigências da FIA, de forma a poder ser mais fácil iniciar os tratamentos de primeiros socorros e de recuperação em caso de acidente.

A Porsche produz o 911 GT3 Cup na mesma linha de produção dos modelos 911 que possuem como destino a estrada, na sua fábrica principal em Estugarda-Zuffenhausen. As afinações base de competição são efectuadas posteriormente no centro de competição de Weissach, onde os veículos são também testados exaustivamente por um piloto profissional antes de serem entregues ao cliente. Cerca de 3031 unidades do 911 GT3 Cup foram construídas das gerações 996, 997 e 991 desde 1998. Isto faz com que a marca de Estugarda seja a que mais modelos GT de competição produziu e vendeu no mundo.

O novo 911 GT3 Cup vai ser utilizado na temporada de 2017, inicialmente exclusivamente na Porsche Mobil 1 Supercup, que acompanha e se disputa a par da competição Fórmula 1 e na Porsche Carrera Cup Alemã, bem com na Norte Americana. Em 2018, este modelo será também disponibilizado para outras competições. No total, a Porsche organiza 20 competições desta natureza para clientes de todos os pontos do globo, com o 911 GT3 Cup a ser utilizado exclusivamente.

O novo 911 GT3 Cup já pode ser encomendado na Porsche Motorsport em Weissach. O preço cifra-se nos 189.900 euros, sem impostos.