Porsche conquista título em Xangai
As 6 Horas de Xangai, penúltima prova da temporada de 2016 do Campeonato do Mundo de Endurance, foi palco de uma vitória imaculada da Porsche. Com este triunfo em solo chinês, a marca germânica conquistou o título de Construtores. Os pilotos portugueses também estiveram em destaque nesta jornada do WEC, tendo terminado no pódio e conquistado a vitória nas categorias onde competiram.
Partindo da pole position, o Porsche 919 Hybrid nº1 de Brendon Hartley, Mark Webber e Timo Benhard não sofreu qualquer contratempo e venceu confortavelmente a prova, com praticamente um minuto de vantagem sobre o Toyota TS050 nº6 tripulado por Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway. Após o brilhante desempenho em Fuji, o TS050 esteve na luta pelo triunfo e chegou a passar pela liderança. Mas os dois furos no pneu traseiro esquerdo em Xangai deitaram por terra qualquer esperança num triunfo nipónico.
No entanto, a Toyota pôde sair de Xangai com motivos para sorrir. Para além da 2ª posição do TS050 nº6, o TS050 nº5 de Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson terminou na derradeira posição do pódio e bateu o líder do campeonato, o Porsche 919 Hybrid nº2 de Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas. Quanto à Audi, os dois R18 e-tron quattro sofreram vários problemas e chegaram a tocar-se, tendo terminado apenas na 5ª e 6ª posição.
Na classe LMP2, a G-Drive Racing garantiu o triunfo por intermédio de Will Stevens, Alex Brundle e Roman Rusinov. No entanto, foi a Signatech Alpine a celebrar o título conquistado por Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi. Filipe Albuquerque não teve a sorte do seu lado, tendo o Ligier JS P2 da RGR Sport by Monrad sido penalizado por um toque entre Bruno Senna e Gustavo Menezes. Mesmo perante as adversidades, o piloto português logrou terminar no último lugar do pódio.
Os Ford GT alcançaram uma dobradinha na categoria GTE-Pro, tendo Harry Tincknell e Andy Priaulx festejado a vitória em Xangai. A AF Corse, a melhor “dos outros”, terminou na 3ª posição. Nos GTE-Am, Pedro Lamy, Mathias Lauda e Paul Dalla Lana foram os vencedores e adiaram a decisão do título para o Bahrein. Já Rui Águas, Emmanuel Collard e François Perrodo levaram o Ferrari F458 da AF Corse ao último degrau do pódio nesta categoria.