Tudo a postos para o Dakar 2017!
Está tudo a postos para a edição de 2017 do Dakar, prova que irá para a estrada já a partir do dia 2 de Janeiro. Nos automóveis, a maratona sul-americana volta a contar com a luta pelo triunfo entre a Peugeot (natural favorita após a vitória na edição do ano passado), X-Raid, Toyota e Ford. Entre as motos, Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves tentarão alcançar o tão almejado triunfo no Dakar, apesar do favoritismo da KTM e do seu principal piloto, Toby Price.
A Peugeot regressa ao Dakar após a vitória de 2016, contando com novos argumentos para revalidar esse triunfo. A marca francesa dispõe dos novos Peugeot 3008 DKR, que substituem o anterior 2008 DKR, e conta também com os préstimos de Stéphane Peterhansel, Carlos Sainz, Sébastien Loeb e Cyril Desprées. A principal oposição virá da Toyota, que coloca a nova revisão da Hilux à disposição de Giniel de Villiers, Nani Roma e Nasser Al-Attiyah. A X-Raid é sempre um outsider a ter em conta, sobretudo com o novo MINI John Cooper Works Rally que será pilotado por Mikko Hirvonen, Orlando Terranova e Yazeed Al Rahji. Por fim, a Ford entregará as Ranger a Xavi Pons e Martin Prokop.
Entre as motos, Toby Price tentará revalidar o triunfo alcançado na edição transacta, assumindo novamente o papel de líder da armada da KTM. No entanto, o piloto australiano terá nas hostes da Honda e Yamaha três ossos duros de roer: Paulo Gonçalves, Hélder Rodrigues e Juan Barreda Bort. Kevin Benavides, um dos potenciais candidatos à vitória, é baixa de última hora após ter contraído uma lesão durante um treino de preparação. Entre os outsiders, destaque para a Husqvarna de Pablo Quintanilla, e as Sherco de Juan Pedro Garcia e Adrian Metge.
O Dakar 2017 irá desenrolar-se entre os dias 2 e 14 de Janeiro e contará novamente com a cobertura televisiva do Eurosport. O Paraguai, uma estreia na versão sul americana do Dakar, acolherá o arranque desta intensa maratona. A prova organizada pelo ASO irá atravessar ainda a Bolívia, terminando no dia 14 em Buenos Aires, na Argentina.