Senhora da Graça é o próximo desafio da Montanha
7 Setembro 2018 - José Soares da Costa

Após um merecido período de férias do campeonato, eis o esperado regresso da Montanha para a recta final desta época, quando faltam apenas disputar duas provas para terminar a presente temporada 2018. Será assim, já no próximo fim-de-semana, que terá lugar a fantástica Rampa da Senhora da Graça, 7ª e penúltima prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Sendo um traçado fantástico e extremamente rápido, a Rampa da Senhora da Graça conta com condições de 1ª qualidade em termos de segurança, como triplo rails ao longo de grande parte do percurso. Para além disso, conta também com um espaço de excelência para as assistências, com um magnífico parque de merendas, assadores, mesas, mini piscina para banhos refrescantes, entre outros aspectos. Sendo a par com a Falperra um dos mais rápidos traçados do calendário, esta rampa exige um set-up de suspensão, aerodinâmica e caixa de velocidades específicos. Assim sendo, venha então assistir a mais um grande espectáculo no Rampódromo Nacional, no qual se espera um excelente tempo.

Rui Ramalho marcará presença com o seu Osella PA2000 EVO 2, mesmo após já ter alcançado antecipadamente o título de Campeão da presente temporada. Mesmo depois de ter alcançado o seu 2º título consecutivo de Campeão Nacional, terá como objectivo lutar pela vitória nesta prova.

“Depois de ter gozado uns dias de férias para recarregar energias com a minha esposa Ana e filhote Francisco, que muito merecem por todo apoio e paciência que me têm dado ao longo destes últimos anos, sinto-me revigorado e pronto para esta recta final do campeonato. Durante este período, a minha equipa procedeu a mais uma revisão ao meu Osella PA2000 EVO2 e introduziu o set-up base para este traçado, baseado nos dados recolhidos no ano passado. É um traçado que adoro pela sua rapidez e exigência para o piloto, não permitindo erros. A afinação do carro tem uma importância relevante, pelo que contarei como sempre com a minha equipa para encontrarmos a melhor afinação para o nosso Osella PA2000 EVO2. Tenho excelentes recordações desta rampa do ano passado, onde venci e como tal, estou motivado para repetir esta mesma vitória.”

Paulo Ramalho, piloto mais velho da equipa, marcará presença ao volante do habitual Osella PA21S EVO, com o intuito de melhorar as classificações obtidas nas provas anteriores e com isso recuperar importantes pontos para a classificação do campeonato.

“Este traçado é bastante exigente pelas elevadas velocidades atingidas. No entanto, pela excelência do seu piso e condições elevadas de segurança, tenho-o apelidado de Rampódromo. Em boa hora o Clube Aventura do Minho – CAMI e a edilidade local o retomaram para , além da prática do ciclismo, tirarem partido também desta rampa para a nossa modalidade. O facto do meu irmão já ter alcançado o título de Campeão deste ano, dar-me-á mais tranquilidade este fim-de-semana, podendo assim encarar esta rampa com um espírito sério e competitivo. No entanto, esta prova será também ela especial, uma vez que receberei na nossa assistência os amigos, família, patrocinadores e fãs, dando-lhes a atenção merecida. Por último, gostaria de referir que esta rampa tem para mim um cariz muito especial de nostalgia, uma vez que foi no distante ano de 2000, neste preciso traçado, que iniciei a minha carreira desportiva, tendo também alcançado diversas vitórias neste local.

Horários

Sábado – 8 de Setembro

14h30 – Treino Livre (Warm Up)
15h00 – 1ª Sessão de Treinos Oficiais
16h00 – 2ª Sessão de Treinos Oficiais
17h00 – 1ª Subida Oficial

Domingo – 9 de Setembro

10h00 – Treino Livre (Warm Up)
11h00 – 3ª Sessão de Treinos Oficiais
12h00 – 2ª Subida Oficial
13h00 – 3ª Subida Oficial