Tudo a postos para o WRC 2018!
15 Janeiro 2018 - José Soares da Costa

Hyundai WRT

O Rali de Monte Carlo está ai à porta e as equipas oficiais do WRC ultimam evoluções e afinações das suas viaturas para 2018. As apresentações das novas equipas, viaturas e patrocinadores decorreu no célebre Autosport International Show, em Birmingham, dando o tiro de partida para uma temporada que se avizinha bastante competitiva.

Começando pela Hyundai Motorsport, a equipa baseada em Alzenau pretende alcançar os títulos que escaparam em 2017, evitando os erros e falta de fiabilidade que traíram as aspirações do construtor sul-coreano. Enquanto Thierry Neuville e Andreas Mikkelsen, novo recruta da equipa liderada por Michel Nandan, irão competir na totalidade das provas de 2017, Hayden Paddon e Dani Sordo irão partilhar o 3º Hyundai i20 WRC, excepção feita ao Vodafone Rali de Portugal.

Toyota Gazoo Racing

Por sua vez, a Toyota apresentou um Yaris WRC com aerodinâmica renovada, apostando numa subida de forma para 2018. Após uma temporada inicial onde triunfaram por duas vezes, a equipa liderada por Tommi Makinen reforçou-se com a contratação de Ott Tanak, substituindo por sua vez o veterano Juho Hanninen. Jari-Matti Latvala permanece como piloto principal da formação do construtor nipónico. No capítulo técnico, o Yaris WRC foi revisto na secção dianteira, contando agora com uma nova entrada de ar e mais apoio aerodinâmico graças à inclusão de duas alhetas.

Ford Performance M-Sport

Relativamente aos Campeões em título, M-Sport e Sébastien Ogier, a dupla mantém-se inalterada para 2018. Após um longo período de negociação, o piloto francês e o seu navegador, Julien Ingrassia, confirmaram a sua permanência ao volante do Ford Fiesta WRC. Para que tal fosse possível, foi fundamental o renovado apoio técnico da Ford Performance, parceiro que irá desempenhar um papel de maior relevância ao longo da próxima temporada. Os recursos do construtor norte-americano irão ser canalizados para o desenvolvimento de áreas como aerodinâmica, motor e chassis. Para além de Ogier, a M-Sport contará também com os préstimos de Elfyn Evans. Para além dos dois pilotos “a tempo inteiro”, um 3º Fiesta será entregue a Teemu Suninen num total de 8 provas.

Citroen WRT

No campo da Citroen, a contratação de Mads Ostberg para o próximo Rali da Suécia foi a maior novidade desta apresentação. O piloto norueguês irá juntar-se assim aos pilotos oficiais, Kris Meeke e Craig Breen. Enquanto o piloto britânico irá competir na totalidade das provas da próxima temporada, Breen será substituído por Sébastien Loeb nos ralis do México, Córsega e Catalunha. No capítulo técnico, o Citroen C3 WRC foi principalmente revisto ao nível das suspensões, o seu calcanhar de Aquiles ao longo de 2017.