Paulo Gonçalves perde vida no Dakar
12 Janeiro 2020 - José Soares da Costa

O antigo Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno, Paulo Gonçalves, perdeu a vida na 7ª etapa do Rali Dakar, disputado este ano na Arábia Saudita. Na sua 13ª participação nesta duríssima prova, o piloto de Esposende sofreu uma queda ao KM 276, que provocou uma paragem cardíaca e ditou este desfecho trágico, apesar da rápida intervenção da equipa médica.

O piloto do construtor indiano Hero já tinha estado em destaque nos media, devido à heróica troca de motor da sua moto (agravada pelas inúmeras horas perdidas à espera do camião de assistência). Tendo descido inúmeras posições na classificação geral, Paulo Gonçalves focava-se agora nas vitórias em classificativas. Até à queda no KM 276, Gonçalves vinha a disputar a 1ª posição entre as motos nesta etapa. Um alerta foi lançado às 10h08 (hora local), tendo o helicóptero médico chegado junto do piloto apenas 8 minutos depois. Apesar das manobras de ressuscitação e transporte para o hospital de Layla, Paulo Gonçalves não resistiu aos ferimentos.

“Speedy” Gonçalves foi o melhor representante lusitano nos Rally Raids internacionais ao longo da última década. Campeão do Mundo de Todo-o-Terreno em 2013, após um derradeiro e extenuante duelo com Marc Coma no Rali de Marrocos, o piloto de Esposende alcançou a melhor classificação no Rali Dakar em 2015, com a 2ª posição. O piloto português de 40 anos foi também piloto de fábrica da Honda, um feito único numa disciplina repleta de talentos.

Nesta hora difícil, o Direita3 – Desportos Motorizados endereça as mais sentidas condolências à família e amigos.