Thierry Neuville conquista triunfo em “casa”
17 Agosto 2021 - José Soares da Costa

Na estreia do Rali de Ypres no WRC, a Hyundai Motorsport dominou em toda a linha. Ao somar um triunfo em “casa”, Thierry Neuville volta a imiscuir-se na luta pelo título de Pilotos. Craig Breen voltou a confirmar a aposta de Andrea Adamo, assegurando uma dobradinha para o construtor coreano. Com uma exibição de luxo, Kalle Rovanpera foi novamente o melhor entre os Toyota Yaris WRC.

O arranque do Rali do Ypres ficou marcado pelo domínio da Hyundai, com Thierry Neuville a ascender à liderança com uma vantagem de 7.6 segundos relativamente a Craig Breen. Ott Tanak completou o pódio desta 1ª etapa, embora já a 31.2 segundos de distância do seu colega de equipa belga. Até esse momento, Kalle Rovanpera era o melhor representante da Toyota, superando Elfyn Evans e Sébastien Ogier.

A 2ª etapa do Rali de Ypres não trouxe novidades na liderança da prova, tendo Thierry Neuville alcançado o melhor registo em 3 classificativas. Por sua vez, Craig Breen foi incapaz de reduzir a diferença que o separava do piloto belga. 10.1 segundos era agora a distância entre os dois pilotos da Hyundai Motorsport. Relativamente ao degrau mais baixo do pódio, Elfyn Evans superou Kalle Rovanpera e beneficiou do furo de Ott Tanak para ascender à 3ª posição. O piloto galês terminou a etapa a 42.4 segundos do líder da prova. Destaque ainda para o aparatoso acidente de Takamoto Katsuta, felizmente sem consequências para os espectadores presentes.

O derradeiro dia do Rali de Ypres consagrou a brilhante prestação de Thierry Neuville. Liderando uma dobradinha da Hyundai, Neuville sagrou-se vencedor na “sua” prova após uma exibição sem mácula. Atrás de Neuville e Craig Breen terminou um surpreendente Kalle Rovanpera, cuja ofensiva no derradeira dia de prova foi decisiva para superar Elfyn Evans. Na 5ª posição terminou Sébastien Ogier, cuja prestação esteve abaixo de todas as expectativas. No entanto, os pontos alcançados na Bélgica permitem a manutenção da sua liderança no Campeonato de Pilotos. Destaque ainda para Ott Tanak, 6º classificado e para o triunfo de Jari Huttunen na WRC2, na estreia do Hyundai i20 Rally2. No WRC3, Johan Rossel sagrou-se vencedor, enquanto Jon Armstrong levou a melhor no JWRC.