Robert Kubica vence Janner Rallye!
Robert Kubica venceu um disputado Janner Rallye, prova onde os dois primeiros classificados ficaram separados por 19.9 segundos de vantagem. No entanto, Kubica havia partido para o final deste rali em clara desvantagem, efectuando um ataque que lhe permitiu suplantar Vaclav Pech na última PEC. Beppo Harrach e Michael Böhm também tiveram motivos para sorrir na Áustria, vencendo na Produção e nas duas rodas motrizes.
O Campeonato Europeu de Ralis foi para a estrada neste fim de semana e todos os espectadores tiveram oportunidade de presenciar uma exibição de luxo de Robert Kubica, na sua estreia ao volante de um Ford Fiesta (versão RRC). O piloto polaco não teve no entanto uma tarefa fácil, dado que Kajetan Kajetanowicz, ao volante de um Ford Fiesta R5, foi o primeiro líder da prova austríaca. O polaco seria no entanto ultrapassado pelo Fabia S2000 de Raimund Baumschlager após a 4ª PEC.
Com o despiste de Kajetanowicz na 6ª PEC, o MINI JCW S2000 de Vaclav Pech ascendeu à 2ª posição, a 9.8 segundos. Atrás de si rodava Robert Kubica, que paulatinamente ganhava ritmo no seu novo Ford Fiesta, distando 14.3 segundos do 1º classificado. Na 8ª PEC, Raimund Baumschlager perdeu alguns segundos relativamente aos seus mais directos rivais, descendo para a 3ª posição, entregando assim a liderança a Pech. Kubica alcançava então a 2ª posição.
Na 10ª e última PEC da 1ª etapa, Schönau – St. Leonard 2, Robert Kubica suplantou Vaclav Pech, piloto polaco que havia perdido 8.3 segundos relativamente ao novo recruta da M-Sport. As posições manteriam-se no inicio da 2ª etapa, sendo apenas alteradas na 12ª PEC. O MINI JCW S2000 de Pech voltaria novamente à liderança, conseguindo manter uma vantagem significativa (cerca de 11 segundos) até à entrada da última PEC do rali, Bad Zell – Tragwein – Aistal 2.
Nesta classificativa, nocturna e com nevoeiro à mistura, Robert Kubica foi brilhante, rubricando um tempo 23 segundos mais rápido do que o registado por Raimund Baumschlager, autor do 2º crono nesta PEC. Vaclav Pech, com dificuldades nesta classficativa, alcançou apenas o 5º tempo, perdendo 31.7 segundos para Kubica. Com este registo, Robert Kubica alcançou a vitória por 19.9 segundos de diferença relativamente a Vaclav Pech. Na 3ª posição terminou o Skoda Fabia S2000 de Raimund Baumschlager.
Entre os concorrentes inscritos na categoria de Produção, o piloto local Beppo Harrach foi o vencedor ao volante de um Mitsubishi Lancer EVO IX R4. Relativamente às viaturas de duas rodas motrizes, o austríaco Michael Böhm levou o Suzuki Swift S1600 ao triunfo.