1984: A vitória da Porsche no Dakar
7 Janeiro 2014 - José Soares da Costa

Numa altura em que a edição de 2014 do Dakar se desenrola na América do Sul, recordemos a primeira vitória da Porsche na anterior encarnação da prova, disputada em África. Com o modelo 953, derivado do 911 e adaptado para o todo-o-terreno, a marca germânica alcançou a sua primeira vitória numa competição fora de estrada. Um feito ainda hoje recordado pelos adeptos da Porsche!

Referido muitas vezes como o Porsche 911 SC/RS 4×4, o Porsche 953 foi o primeiro modelo da marca desenvolvido para competir no duríssimo Paris-Dakar. Tal como o nome inicial indica, o Porsche 953 contava com um sistema de tracção integral controlado manualmente, além de reforços estruturais e suspensão elevada, adaptada à utilização nas dunas e áreas de pouca tracção. Tal como o 911, o Porsche 953 contava com o motor Flat-6 da marca, com 3.2 litros e cerca de 230 cv.

Devido à pouca qualidade dos combustíveis disponibilizados durante o evento, a taxa de compressão do motor foi diminuida, prevenindo assim eventuais quebras ou falhas que pudessem surgir ao longo da prova. Foram também instalados 2 depósitos de combustível: um atrás do bancos, com 150 litros e outro na bagageira dianteira, com 120 litros.

Os resultados desportivos do Porsche 953 foram impressionantes, com René Metge a alcançar a vitória perante a dura oposição dos diversos pilotos privados presentes em prova. Jacky Ickx terminou o Paris-Dakar na 6ª posição, nesta sua estreia numa prova de todo-o-terreno. Roland Kusmaul, 3º piloto de equipa oficial Rothmans Porsche, quedou-se pela 13ª posição.

1984 marcou o início de um projecto de 3 anos da Porsche para o Paris-Dakar, do qual resultaria a criação do tecnologicamente avançado e  impressionante Porsche 959…