Luz verde para a nova era do WTCC!
A nova temporada do WTCC marca também um ponto de viragem na história do mais importante campeonato de carros de turismo do mundo. Novas regras, novas equipas e novos pilotos irão fazer a sua esperada estreia nas ruas de Marraquexe, já no próximo fim de semana. O espectáculo está garantido e as lutas em pista serão o prato forte, à semelhança das últimas temporadas.
A nova época do WTCC traz consigo novas regras que alteraram por completo as viaturas, quer a nível visual, quer a nível mecânico. As carroçarias passam a contar com vistosos alargamentos, eixos mais largos e uma asa traseira de generosas dimensões. Para reforçar a componente visual das viaturas, são instaladas jantes de 18 polegadas. Nas mecânicas, destaque para as alterações nos motores 1.6 litros turbo, que debitarão maiores potências em 2014 (cerca de 380 cavalos).
Para o novo regulamento técnico (denominado de TC1), foi necessário proceder à homologação de novas viaturas, construídas de raiz para esta temporada. A BMW saiu de cena, estando ausente das listas de inscritos pela primeira vez na história do WTCC. Para ocupar o seu lugar, chegou a formação oficial da Citroen com o novo C-Elysée, o apoio da Total e ávida de sucessos nas pistas.
No campo francês, Sébastien Loeb congrega todas as atenções, fruto do seu sucesso nos ralis e da expectativa gerada com esta aposta nas pistas. A seu lado estará Yvan Muller, campeão em título e piloto com provas dadas nos mais diversos campeonatos de carros de turismo. A completar o trio da Citroen estará José Maria López, piloto de sucesso no campeonato argentino Super Turismo Carretera 2000.
Depois de uma temporada de aprendizagem, a Castrol Honda regressa em 2014 com um novo Honda Civic TC1 e a mesma dupla oficial: o italiano Gabriele Tarquini e o português Tiago Monteiro. Ao lado das viaturas oficiais estarão dois Honda Civic privados, entregues a Norbert Michelisz (Zengo Motorsport) e a Mehdi Bennani (Proteam Racing).
A LADA Sport Lukoil completa o lote de equipas oficiais presentes no WTCC 2014, tendo reforçado o seu line-up com a contratação de Robert Huff. O britânico James Thompson voltará a representar as cores da marca russa, à semelhança da época passada. Quanto à viatura, a LADA projectou um novo Granta TC1 em conjunto com a ORECA (responsável pelo desenvolvimento dos motores 1.6 turbo).
Os Chevrolet Cruze também regressam em 2014, preparados pela RML após autorização da marca para desenvolver uma nova viatura para os regulamentos TC1. Tom Coronel e Tom Chilton (ROAL Motorsport), bem como o regressado Gianni Morbidelli e René Münnich (All-Inkl.com Münnich Motorsport) são os pilotos que apostaram neste novo projecto da RML, sendo ainda incerto o potencial do Chevrolet Cruze privado relativamente aos seus mais directos adversários oficiais.
No Troféu Yokohama de Independentes, Franz Engstler, Pasquale di Sabatino, Petr Fulín, Hugo Valente, John Filippi e Dušan Borković são os pilotos que se encontram inscritos para disputar a totalidade do campeonato.
A primeira prova da temporada será disputada nas ruas de Marraquexe, já no próximo fim de semana, podendo ser acompanhada em directo através da tradicional cobertura da Eurosport internacional. A 1ª corrida está agendada para Domingo às 16h15 e a 2ª corrida para as 17h15 (hora de Portugal Continental).