Sebastien Loeb triunfa na Alemanha!
O Rali da Alemanha foi o palco de mais uma prova do calendário de 2012 do WRC e o vencedor voltou o ser o mesmo de outras tantas ocasiões: Sebastien Loeb. Dominando os acontecimentos a seu belo prazer, Loeb não teve qualquer oposição no asfalto alemão. Esta é uma prova tradicionalmente favorável para as hostes franceses, comprovando-se isso mesmo através dos números: 10º triunfo da Citroen (incluindo a sua edição como prova candidata ao Mundial de Ralis em 2001) e 9º triunfo de Loeb na sua “quinta privada”…
O campeão francês geriu o seu andamento da melhor forma, não tendo que aplicar-se a 100% para triunfar na prova alemã. Petter Solberg, um dos seus principais opositores, viu o Fiesta ficar com apenas 3 rodas após um toque…terminando com isso qualquer hipótese de alcançar a vitória e acabando a prova na 12ª posição. Dani Sordo, num Mini JCW WRC com novas evoluções e um andamento visivelmente mais rápido e agressivo, também sofreu com um furo que lhe retirou hipótese de lutar por algo mais que um simbólico 10º lugar final. Quem mais beneficiou com estes problemas foi Jari-Matti Latvala, que com uma estratégia conservadora e um ritmo moderado (mesmo com uma saída de estrada), recuperou do 5º até à 2ª posição, a qual não mais largou até ao final da prova. Mikko Hirvonen, com o 2º DS3 WRC oficial, terminou apenas na 3ª posição e esteve apagado ao longo do fim de semana, sofrendo também um pião numa das especiais.
Mads Ostberg, em Ford Fiesta RS WRC, voltou a ser o melhor piloto privado em prova, sofrendo alguns problemas na fase inicial da prova, mas subindo de 8º para o 4º lugar final, beneficiando também dos abandonos alheios. A 5ª posição da prova foi alcançada por Chris Atkinson, na sua estreia com o Mini JCW WRC do Team MINI Portugal, beneficiando sobretudo dos azares e desistências e demonstrando um ritmo em nada superior ao apresentado por Armindo Araújo em 2011, mesmo com o benefício da recente evolução 01B do carro britânico… Sebastien Ogier foi o melhor S2000 em prova, terminando na 6ª posição e rubricando um resultado bastante positivo na terra natal da formação oficial da Volkswagen, neste seu “ano zero”.
Depois desta prova, Sebastien Loeb continua a liderar a classificação de pilotos com 199 pontos, enquanto que na classificação de construtores o 1º lugar é ocupado pela Citroen, com 320 pontos. O WRC volta a estrada entre os dias 13 e 16 de Setembro, para o tradicional Rali de Gales.