Volkswagen abandona Mundial de Ralis
1 Novembro 2016 - José Soares da Costa

Volkswagen Motorsport

Tal como havíamos previsto a 24 de Setembro de 2015, num artigo publicado pouco tempo após o conhecimento do “Dieselgate” e que pode ser consultado neste link, as consequências internas do escândalo mundial dentro do Grupo Volkswagen tornaram-se visíveis nos seus programas desportivos. Se a Audi anunciou recentemente o encerramento de um programa dedicado à Endurance, foi agora a vez da Volkswagen anunciar a sua despedida do WRC no final desta temporada.

A surpreendente decisão da Volkswagen foi anunciada pelo site britânico Autocar, através de fontes internas no Grupo Volkswagen. Era do conhecimento público que a reunião que iria realizar-se em Wolfsburg, na manhã desta terça-feira, seria decisiva para o futuro da Volkswagen no Campeonato do Mundo de Ralis. E a decisão tomada, influenciada pelas exorbitantes custos associados ao “Dieselgate”, foi a seguinte: encerrar com efeitos imediatos o programa desportivo da Volkswagen relativo ao WRC.

Os 200 trabalhadores da Volkswagen Motorsport serão realocados para o programa de clientes do Volkswagen Golf TCR , bem como para outros programas desportivos dentro do Grupo Volkswagen, como é o caso da Skoda no WRC2. O anuncio oficial do construtor germânico será realizado nesta quarta feira, após o anúncio da decisão aos funcionários afectados.

De recordar que o Volkswagen Polo R WRC, preparado para os novos regulamentos de 2017, encontrava-se praticamente pronto para a próxima temporada após inúmeros testes ao longo da temporada de 2016. Segundo fontes da marca, o custo de desenvolvimento do novo Polo R WRC será absorvido pelo orçamento de I&D da Volkswagen. Desta forma, por opção própria do construtor, este modelo não será disponibilizado a equipas privadas.

A Volkswagen entrou com o pé direito no Campeonato do Mundo de Ralis em 2013, conquistando o título de Construtores e Pilotos na sua temporada de estreia. Entre 2013 e 2016, o construtor germânico conquistou todos os títulos em discussão e conta até ao momento com 41 vitórias no seu currículo. O próximo Rali da Austrália será a derradeira prova da Volkswagen no Campeonato do Mundo de Ralis.